domingo, 26 de julho de 2009

Ludwig van Beethoven
Nasceu em Bonn, na Alemanha, em 1720 e faleceu em 1827, em Viena. Era neto de Ludwig, que era descendente de
campones belgas, foi ai que herdou o van que não significa tal como o van alemão, nenhuma distinção de nobreza.
tudo leva a crer que foi um menino prodigio o que causou muitos desabores, começando pelo pai que desejava fazer
dele um segundo Mozart aplicando-lhes castigos corporais. Com a idade de doze anos recebeu o título de ortganista
suplente.Mas com a incontrolável bebedeira do pai no alcoolismo, obrigou Beethoven a abandonar o lar pouco a pou-
co. Teve sete irmãos, somente três sobreviveram, Com 17 anos perdeu sua mãe, que faleceu tuberculosa.Nesta ocasi-
ão Beethoven foi rescolhido pela família Van Breuning. Escutado pelo jovem músico, o conde Walstein quis que Be-
thoven reslizasse uma viagem para estudar em Viena, ali ele conheceu Mozart enfermo e de onde regressou a Bonn.
por causa da morte da mãe. Com o pai com alcoolismo agudo e com a morte do irmão Karl, tomou conta do sobrinho.
Em Viena conheceuJoseph Haydn, adimirando seu talento decidiu dar-lhe aulas. Assim Beethoven trocou Bonn por
Viena em 1792.
Converteu-se em um ótimo pianista destacando-se mais perante a aristocracia vienense por seu enorme talento.
Continuou a estudar com diferentes mestres (Salieri, Albrechberger etc. e conseguiu com isso muitos conheci -
mentos. Estudou seu primeiro concerto para piano e orquestra em 1795 (sendo este o segundo já que o primeiro
escrito não o satisfez ) depois escreveu a sonata op.7, e com ele foi revelado um verdadeiro mestre,
Era querido e feliz por ser adorado pelo píblico, e toda a nobreza disputavam suas apresentações no salões lu-
xuosos.
Nesse período apareceu a tragédia, os primeiros sintomas de surdez, isso levava Beethoven a não ter uma vida
normal na siciedade vienense, isso contribuiu muito para os seus fracassos sentimentais. Ele conheceu uma jovem
de 17 anos Giullette Guicciandi atravéz da família Brunswik que era admirada por boa parte da juventude vienense
A essa jovem ele dedicou a sonata opus 27 que mais tarde foi publicada pelos editores com o título de "Sonata ao
Luar" . Essa jovem casou-se pouco tempo depois com um nobre, e alguns estudiosos diziam que ela seria a " amada
imortal" jovem que Beethoven se refere nas cartas encontradas após sua morte. Unidas a desventura amorosa e o
inicio da surdez deram inicio a um documento com o nome de " Testamento de Heilignsradt "quando ele voltou a Vi-
ena.Esse documento afirmava que" só a arte tem me ajudado a prosseguir " Foi nessa ocasião que nasceram a segun-
da sinfonia e o rascunho da terceira, conhecida como "Heroica".
Em uma carta dirigida a um amigo de Viena no ano de 1801, Beethoven confessou seu estado de saúde, (sua perda da
audição ) dizendo que apezar de tudo conseguiria ganhar a vida como compositor e imtérprede, mas não poderia con-
tinuar com uma vida social como era de costume.
Conseguiu esconder o avanço da surdez, o que se tornava cada vez mais difícil, tendo com isso revelar aos ami-
gos mais intimos seu estado de saúde. Beethoven não deichava de ter sucesso com as mulheres, mesmo desalinhado
sem beleza e sem elegância. Ai começou a solidão,mas também as grandes obras concebidas nessa melancolia e iso -
lamento em que ele passaria o resto da sua vida.
Ele mesmo reconheceu que a partir desse momento rompeu com o passado. Ao sei discípulo Czerny teria dito: Não
me sinto contente com o que eu escrevi até agora e vou seguir outro caminho. Para Czerny esse caminho começava
nas sonatas op. 27 e 28.
Mas além dessas sonatas estão os seus quartetos do op.18, o balé. As criaturas do Prometeu, o oratório Cristo no
Monte das Oliveiras, as sonatas para violino e piano número 6, 7, 8 e 9 e, finalmente a sonata Waldstein para pi-
ano,mais conhecida como " Sonata Aurora, e a segunda e a terceira sinfonia.
O teatro foi uma das paixões de Beethoven. Não se tratava apenas de uma obra de rendimento, o que não o impor-
tava muito por já ter passado por muitos apuros econômicos. Ele sempre foi um bom leitor de dramas. Sempre que
teve ocasião compunha música incidental para as encenações teatrais que admirava. Um bom exemplo são as abertu-
ras que escreveu para Coriolano, Egmont, As Ruinas de Atenas ou A Consagração do Lar. E quando escreveu uma obra
completa, como Fidélio.
De uma cuisa ele tinha certeza, escrever era muito necessário para ele.
Dias antes de morrer, ainda pediu a Schindler os rascunhos que tinha redigido de décima sinfonia que sonhava
triunfar em Londres,aonde não chegaria nunca, porque a viagemda morte o impediria.
Royal Philharmonic Orchestra

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